Tocando Agora: ...

Como o formato da Copa do Mundo da FIFA mudou ao longo da história

Publicada em: 05/12/2025 13:31 -

Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba

Foto: Getty Images

 

O ano de 2026 é de Copa do Mundo que terá pela primeira vez 48 seleções e 12 grupos na busca pela taça. Também será a primeira vez que o Mundial vai ser em três países sedes: Canadá, México e Estados Unidos.

 

Do Uruguai 1930 ao Brasil 1950: o nascimento de um torneio emblemático

Participantes: de 13 a 16 Número de jogos: de 17 a 22

A primeira Copa do Mundo da FIFA da história aconteceu quase um século atrás. Como hospedado no torneio em 1930, o Uruguai recebeu 12 seleções de diferentes três continentes. Disputada por 13 participantes, a competição teve um formato peculiar: três grupos de três e um grupo de quatro, onde o primeiro colocado de cada grupo avançava diretamente para as semifinais. Após a fase de grupos inaugurais daquele ano, as edições de Itália 1934 e França 1938 saíram diretamente nas oitavas de final. Essas duas edições europeias pré-guerra permaneceram na história como as únicas a terem sido disputadas sem fase de grupos. No retorno do torneio em 1950, embora o sistema de grupos tenha sido selecionado, 13 escolhidos foram para campo, como 20 anos antes. A Copa do Mundo de 1950 ficou famosa por ser a única da história e não ter uma final "verdadeira". Em vez disso, o torneio terminou com um quadrangular e o famoso Maracanazo , quando Uruguai se sagrou campeão no Rio de Janeiro após bater o Brasil por 2 a 1.

Da Suíça 1954 à Argentina 1978: 16 países atrás da taça

Participantes: 16 Número de jogos: de 26 a 38

Sem querer, a edição de 1954 marcou uma virada na história do torneio. Naquele ano, foi lançado um formato que conquistaria tanto torcedores quanto os tempos participantes. Foram 16 países divididos em quatro grupos de quatro, com os dois primeiros se classificando para as quartas de final.

No entanto, foi apenas a partir da edição seguinte, realizada na Suécia, que o formato com 16 nações encontrou o seu desenho ideal. Na Suíça 1954, os índices não acontecia entre todas as seleções de um mesmo grupo. Apenas as duas cabeças de chave enfrentavam as outras duas. Em 1958, por outro lado, cada seleção enfrentava as outras três do grupo na briga por uma vaga nas quartas de final. Esse sistema com 16 selecionados permitiu que a Copa do Mundo se tornasse, edição após edição, o torneio mais popular do planeta. Foi em competições com esse número de participantes que Pelé conquistou seus três títulos nacionais, em 1958, 1962 e 1970, que a Inglaterra brilhou diante de sua torcida, em 1966, e que o saudoso Franz Beckenbauer teve o troféu sob o céu de Munique, em 1974.

Alemanha Ocidental 1974 e Argentina 1978 inovaram ao substituir as quartas e as semi por uma segunda fase envolvendo dois grupos com quatro selecionados. Cada primeiro colocado iria direto para grande final, enquanto os segundos se enfrentariam pelo terceiro lugar. Apesar do sucesso em termos de popularidade, no entanto, ficou evidente que o formato com 16 mortes já estava ultrapassado.

Da Espanha 1982 aos EUA 1994: uma disputa entre 24 países

Participantes: 24 Número de partidas: 52

Com o crescimento do futebol em mais países ao redor do mundo, a FIFA optou por aumentar o número de participantes na Espanha 1982. Foi a primeira vez na história que 24 seleções dos continentes competiram pela glória eterna. A competição foi organizada inicialmente em seis grupos de quatro. Os dois primeiros avançaram para uma segunda fase de grupos, que por sua vez foram separados em quatro grupos de três. Nesse ponto, cada líder de grupo segue para as semifinais.

Quatro anos depois, o conceito de uma segunda fase de grupos foi abolido. Em vez disso, os quatro melhores terceiros apresentados se juntaram aos 12 primeiros de seus grupos para disputar as oitavas de final, algo que não acontecia desde 1938. O formato de 1986, edição vencida pela Argentina de Diego Maradona, foi replicado em 1990 e 1994. Depois disso, grandes mudanças foram novamente introduzidas na Copa do Mundo, que ficaram mais populares e competitivas do que nunca.

Da França 1998 ao Qatar 2022: era moderna com 32 escolhidos

Participantes: 32 Número de jogos: 64

A França 1998 marcou uma nova virada de página na história do Mundial, pois pela vez colocou um total de 32 selecionados em busca do troféu mais cobiçado do planeta. Era o adeus aos melhores terceiros apresentados das três edições anteriores. Desta vez, o torneio seria organizado em oito grupos de quatro países, onde os dois primeiros se classificaram para as oitavas de final.

Esse formato, que marcou a entrada da Copa do Mundo no século XXI, foi muito bem recebido e permitiu que a competição ficasse cada vez mais intensa. Além disso, é possível que muitas opções se tornem presenças constantes no torneio. 4

O formato com oito grupos de quatro foi implementado em sete edições, de modo que nenhuma fórmula do torneio durou tanto tempo.

Copa do Mundo da FIFA 2026: começa um novo ciclo inclusivo

Participantes: 48 Número de partidas: 104

Seguindo o histórico de constante desenvolvimento e evolução da Copa do Mundo da FIFA, o ano de 2026 traz um novo marco para o torneio. O futebol viveu um crescimento em todos os cantos do mundo e o número de seletivos de alto nível nunca foi tão grande quanto agora. Na América do Norte, pela primeira vez na história, teremos 48 países em disputa. Além da reintrodução de um sistema de melhores terceiros, a próxima Copa do Mundo será a primeira a incluir a fase de dezesseis antes da final.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...