Tocando Agora: ...

Artigo - Baobá da praça da Saudade - Barjas Negri

Publicada em: 16/12/2025 08:15 -

Baobá da praça da Saudade

 

 

Barjas Negri

 

Durante uma conversa com Cristina Maranha, recebi a sugestão de plantar em Piracicaba uma muda de baobá — espécie emblemática, nativa da África, conhecida como “árvore da vida”. Fiquei impressionado ao descobrir que o baobá simboliza regeneração em regiões tropicais áridas e semiáridas, ostentando um tronco massivo com diâmetro entre 7 e 11 metros e podendo atingir até 30 metros de altura. Sua copa cilíndrica, formada por galhos tortuosos, tornou-se símbolo icônico de Madagascar.

Levei a ideia ao então Secretário de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Rogério Vidal, que aproveitou o Encontro Regional Sudeste de Arborização realizado em Piracicaba em 2009 para encomendar o Baiobá. O viveiro Ronan, de Santo Antônio de Posse (SP), presente no evento, incluiu em sua encomenda de mudas justamente um exemplar de baobá, com previsão de entrega no segundo semestre.

Na organização do evento pelo "Dia da Consciência Negra" — celebrado anualmente em 20 de novembro como ação afirmativa contra o racismo — foi realizada uma solene cerimônia de plantio do baobá na Praça da Saudade. Trata-se de uma justa homenagem do Poder Executivo à cultura negra de Piracicaba, com participação das secretarias de Meio Ambiente, Cultura, do Centro de Comunicação Social e do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, animada por diversos grupos da cultura afrodescendente.

Quem passa pela Praça da Saudade, em frente ao Cemitério da Saudade, vê o busto do compositor Cobrinha ao lado da árvore, que ao longo desses 16 anos (até 2025) tem se desenvolvido simbolicamente, como uma das árvores mais misteriosas da Terra — venerada em várias culturas africanas pelo seu porte imponente, sua longevidade e a orientação de seus galhos, eternamente voltados ao céu. Em muitas tradições, sobretudo entre os povos banto (grupo linguístico que designa cerca de 400 grupos africanos) e iorubá (também grafado “yorubá”), o baobá é considerado sagrado, visto como ponte fundamental entre o mundo terreno e o sagrado

O plantio do baobá na Praça da Saudade foi, portanto, um gesto simbólico e significativo em homenagem aos afrodescendentes de Piracicaba. Em 2025, celebramos o 16.º aniversário desse momento e o contínuo crescimento dessa árvore de profundos significados.

 

Barjas Negri foi ministro da Saúde e prefeito de Piracicaba por três gestões

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...