Tocando Agora: ...

Artigo - Barjas Negri - A permanência e sucesso do “Plante Vida”

Publicada em: 27/01/2026 15:44 -

A permanência e sucesso do “Plante Vida”

 

Barjas Negri

 

Recentemente recebi uma mensagem de uma amiga contando que ainda guardava uma foto minha ao lado dela e de sua filha, registrada no dia em que foi plantada uma muda de árvore em comemoração ao nascimento da menina, que hoje já tem 16 anos. Fiquei profundamente feliz com a lembrança, que imediatamente me levou de volta ao ano de 2007, durante o nosso primeiro mandato como prefeito de Piracicaba.

Recordo-me bem da visita que recebi do amigo Kal Machado, então ex-prefeito de Rio Claro, que me apresentou um programa exitoso implantado em sua cidade: o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida no município. A proposta era simples, simbólica e ao mesmo tempo poderosa. Diante de sua relevância, decidimos levá-la adiante e iniciamos as discussões com a equipe técnica da Sedema – Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, à época comandada pelo secretário Rogério Vidal.

Após várias reuniões, envolvendo os técnicos do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), e encontros de trabalho com as equipes das maternidades da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital dos Fornecedores de Cana e do Hospital da Unimed, nasceu a proposta de criação do programa “Plante Vida – Crescemos juntos para viver”. A iniciativa tinha como objetivo plantar uma muda de árvore para cada criança nascida em Piracicaba, envolvendo familiares e a sociedade em geral, promovendo a conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, contribuindo para a ampliação da arborização urbana e a melhoria da qualidade de vida da população.

Dentro dos hospitais, os pais passaram a receber uma ficha de participação no programa, de adesão voluntária. Toda a articulação era realizada pelo NEA, com o fornecimento das mudas pelo importante Viveiro de Mudas da Prefeitura. Periodicamente, a cada três ou quatro meses, era escolhida uma área pública ou privada (como praças, áreas de lazer, calçadas, rotatórias e centros de recreação) para a realização dos plantios comunitários, sempre com a presença dos pais, familiares e, muitas vezes, dos próprios bebês.

A adesão dos pais sempre foi expressiva, fator decisivo para a expansão e o sucesso do programa. Considerando que Piracicaba registra anualmente entre 4 e 5 mil nascimentos, o “Plante Vida” contou, ao longo dos anos, com a participação de milhares de famílias e com o trabalho dedicado dos profissionais do NEA. Em 2025, o programa completou 17 anos de existência, deixando uma contribuição concreta para a ampliação da cobertura arbórea da cidade e para a melhoria das condições ambientais em dezenas de áreas públicas.

Propostas de políticas públicas, quando bem articuladas e construídas com a participação da sociedade, tornam-se permanentes e amplamente reconhecidas. O “Plante Vida”, do NEA-Sedema, é um exemplo claro disso. Tenho muito orgulho de ter participado de sua criação e, sobretudo, de ter comparecido a quase todos os plantios realizados durante a nossa gestão. É uma iniciativa que cresceu junto com milhares de crianças e ajudou a construir uma cidade mais verde, consciente e humana.

 

Barjas Negri foi ministro da Saúde e prefeito de Piracicaba por três gestões

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...