A vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, representou a Câmara Municipal de Piracicaba na 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Piracicaba, na Central de Aulas da Esalq/USP, que aconteceu no último sábado, 30/11.
“Foi uma grande oportunidade para a sociedade piracicabana participar do debate público atual sobre emergência climática, tema da conferência, e promover o debate com o olhar local, propondo ações para o enfrentamento da crise climática no nosso município”, disse a vereadora Silvia Morales.
No mês de outubro, a vereadora protocolou a indicação 3341/2024, cobrando do Executivo a realização da Conferência, atendida prontamente pela Prefeitura, por meio da Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente);
A organização do evento também contou com as contribuições do Mandato Coletivo, que foi convidado para compor a Comissão Organizadora, junto à Simap e demais parceiros.
CONFERÊNCIA – O evento foi conduzido pelo presidente do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Marcos Kamogawa e teve a participação dos secretários municipais da Simap (Infraestrutura e Meio Ambiente), Ronaldo Cançado e a da Sema (Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame. O prefeito Luciano Almeida também esteve presente na abertura.
A programação contou com uma palestra sobre Emergência Climática, proferida pela professora Nathália Nascimento, coordenadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental da Esalq.
Posteriormente, os participantes da conferência foram guiados para as salas divididas entre os cinco eixos temáticos definidos pelo Ministério do Meio Ambiente para a Conferência Nacional, sendo: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; governança e educação ambiental.
Após as discussões, os participantes escolheram dez propostas, sendo dois de cada eixo, a serem encaminhadas para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, no primeiro semestre de 2025.
Na plenária também foram eleitos os 8 delegados que representarão Piracicaba na Conferência Estadual, sendo quatro representantes da Sociedade Civil, três do Setor Privado e um do Poder Público.